terça-feira, 31 de maio de 2011

Formatos & Preservação Digital

O termo formato parece ser muito caro quando se trata de Preservação Digital. Aparece com muita frequência nos textos e discussões sobre PD e a meu ver aparece em contexto de grande importância.
Por isso, vamos abordar esse tema nas próximas postagens!

Em se tratando desse termo, o que aparece com mais frequência, no âmbito de discussões sobre PD, é o termo formato de arquivo. Mas vamos abordar também os formatos de mídia.
Vamos iniciar recuperando algumas definições sobre esses termos:


Formato de Arquivo


“The organization of data within digital objects, usually designed to facilitate the storage, retrieval, processing, presentation and/or transmission of the data by software.” O que traduzimos como “A organização de dados em objetos digitais, usualmente projetado para facilitar o armazenamento, recuperação, processamento, apresentação e/ou transmissão de dados por software.” (Interpares)


Digital Object


“A discrete aggregation of one or more bitstreams and the metadata about the properties of the object and, if applicable, methods of performing operations on the object.” O que traduzimos como “Uma agregação discrete de um ou mais sequências de bits (bitstreams) e os metadados sobre as propriedades dos objetos e, se aplicável, métodos para executar operações nesse objeto.” (Interpares)

Não encontrei definições para formatos de mídia, talvez porque não sejam chamados por este termo. Encontrei:


Digital Medium


“Physical material, such as a CD, DVD, DAT or hard disk, used for storage of digital data.” Ou “Material físico, como um CD, DVD, DAT ou disco rígido, usado para armazenamento de dados digitais.” (Interpares)
Essas definições serão nossos pontos de partida. Até a próxima!

Nenhum comentário: