segunda-feira, 25 de abril de 2011

Preservação dos suportes físicos

Chega a ser curiosa a compreensão incorreta sobre uma das características nos documentos digitais. Tal compreensão é comum mesmo entre profissionais que lidam com algum tipo específico de documento digital. A confusão refere-se à existência ou não de um suporte físico.

Não deveria haver dúvida alguma sobre o fato que qualquer documento digital, independentemente de qualquer característica, possui um suporte físico, sempre. Mas essa dúvida aparece com bastante frequência.

Um palpite meu que explicaria essa percepção é a grande dinamicidade dos documentos digitais manifestada através do uso de muitas cópias funcionalmente idênticas ao original em locais geograficamente distintos, muitas vezes em continentes diferentes. E isso tudo em intervalos de tempo de segundos.

Um exemplo que tenho utilizado para ilustrar o quanto um documento digital sempre precisará de seu respectivo suporte físico é o caso de transmissão dos bits de um documento digital via satélite. Nesse caso extremo, os bits estão sendo transmitidos no espaço sideral. Em casos como o envio de documentos digitais (p. ex. fotos digitais) de outro planeta ao nosso - como ocorreu recentemente pela sonda espacial enviada a Marte – esses bits são transmitidos até mesmo num meio sem atmosfera. Então nesse caso essas fotos digitais não precisaram de suporte físico?

Precisaram sim, como qualquer foto digital gravada em um disco comum. O fato é que a essa transmissão não poderia ter ocorrido sem um suporte físico na origem da transmissão, como os fotosensores da câmera digital, além de memórias eletrônicas, bem como um outro para a recepção dos sinais e gravação das fotos completas.

E por que é importante esclarecer adequadamente essa questão? Simplesmente porque se sempre será necessário um suporte físico, então precisamos nos preocupar em preservar esses suportes também. Isso se quisermos o sucesso da Preservação Digital.

Por isso, vamos fazer algumas considerações sobre esse aspecto da Preservação Digital nas próximas postagens.

Nenhum comentário: