terça-feira, 17 de novembro de 2009

Políticas de Preservação Digital 2

Uma instituição que compartilhou informações sobre sua política de preservação digital (PPD) é a ICPSR (INTER UNIVERSITY CONSORTIUM FOR POLITICAL AND SOCIAL RESEARCH) que em tradução livre significa 'consórcio inter universitário para a pesquisa política e social'.

Trata-se de uma instituição que congrega aproximadamente 700 instituições acadêmicas e organizações de pesquisa.

Bem, o que nos interessa de fato é sua PPD. Há uma página web dedicada a ela, onde podemos encontrar informações gerais sobre tal política que está estruturada em oito partes:

Propósito;
Aderência ao padrão OAIS;
Responsabilidades administrativas;
Viabilidade Organizacional;
Sustentabilidade financeira;
Aplicabilidade tecnológica e procedimental;
Segurança do sistema;
Procedimentos de auditória;

Cada uma das oito partes acima está subdividida em seções mais detalhadas. O primeiro parágrafo da parte 1 (propósito) é bastante esclarecedor:

“ICPSR cumpre seu papel como responsável confiável da herança das ciências sociais através da captura dos resultados da pesquisa científica do passado e do presente para os futuros pesquisadores. Sua Estrutura de Política de Preservação Digital (Digital Preservation Policy Framework) dá suporte a essa missão e é o mais relevante documento de política de preservação no ICPSR. Ela deixa explícito o comprometimento do ICPSR com a preservação de acervos digitais em suas coleções através do desenvolvimento e evolução de um abrangente programa de preservação digital. Essa estrutura reflete os objetivos definidos no Plano Estratégico (2005) do ICPSR e contém referências a outros procedimentos e políticas relevantes no ICPSR. O público alvo dessa estrutura inclue os membros do ICPSR, sua staff, depositários de conteúdo digital, fundadores e usuários.”

O que me chamou a atenção foi a clareza de percepção da importância dessa política para a instituição, inclusive estando presente em seu plano estratégico. Essa é uma excelente notícia, pois demonstra o crescimento da importância da preservação digital nas instituições.

Acho que vale realmente a pena conferir mais detalhes na página do ICPSR.
Bom proveito!

Nenhum comentário: