A demanda por profissionais que saibam lidar com documentos digitais está crescendo. Pelo menos é o que pensa um artigo do New York Times: Digital Archivists, Now in Demand.
O texto completo da reportagem pode ser acessado nesse link: http://www.nytimes.com/2009/02/08/jobs/08starts.html?emc=eta1
Segue uma tradução dos três primeiros parágrafos para dar um gostinho do texto:
"Quando o mundo entrou na era digital, uma considerável parte dos registros históricos da humanidade não acompanharam o mesmo caminho.
Literatura, filmes, periódicos científicos, jornais, documentos judiciários, documentos corporativos e outros, acumulados através dos séculos, precisaram ser adaptados para as bases de dados computacionais. Uma vez lá, precisaram ser organizados - juntamente com os documentos já nascidos digitais - de uma maneira tal que as pessoas possam encontrar o que necessitam e continuar encontrando no futuro.
As pessoas adequadas a encontrar um lugar para essa imensidão de informação são conhecidas como digital asset managers ou, às vezes, digital archivists e digital preservation officers. Seja lá como forem chamadas, a demanda por elas está aumentando."
By Conrad de Aenlle (fevereiro, 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário