sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Selecionando Formatos de Arquivo

A publicação do Arquivo Nacional do Reino Unido sobre preservação digital com o título SELECTING FILE FORMATS FOR LONG-TERM PRESERVATION (selecionando formatos de arquivo para preservação por longos períodos) corresponde a um livreto com 10 páginas, sem bibliografia (infelizmente) e no idioma original inglês britânico, o autor é Adrian Brown.

O trabalho é composto por uma curta introdução e, ao final, uma conclusão, os dois capítulos realmente relevantes são: Elementos para Seleção e Avaliando Formatos: fontes de informação.

O capítulo Elementos para Seleção contém a descrição de doze critérios que deveriam ser utilizados para avaliar o quanto um formato de arquivo é adequado ou não tanto para uso corrente como também para a preservação digital dos documentos, são eles: UBIQÜIDADE, SUPORTE, ABERTURA DA ESPECIFICAÇÃO, QUALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO, ESTABILIDADE, IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO, DIREITOS AUTORAIS, SUPORTE A METADADOS, COMPLEXIDADE, INTEROPERABILIDADE, VIABILIDADE, REUTILIZAÇÃO.

Infelizmente, talvez em função do formato limitado do texto (a proposta é de fazer um Guia com notas), não há fundamentação da fonte desses critérios. O texto também não ajuda em explicar como alguns critérios podem ser verificados no mundo real, por exemplo: UBIQÜIDADE, trata-se do critério que refere-se quanto um formato de arquivo é “popular” no mercado, o raciocínio é que quanto mais um formato for conhecido maiores serão as chances de obter suporte técnico ou software para utilizá-lo. Porém, para verificar esse critério é necessária uma pesquisa complexa de mercado, no mundo todo, o que é operacionalmente difícil de executar ou mesmo planejar.

Após esse capítulo, o trabalho aborda possíveis fontes para verificação desses critérios. Na verdade, fica claro que o objetivo principal do capítulo é demonstrar o quanto o projeto PRONOM - criado, hospedado e mantido pelo Arquivo Nacional – pode ser útil. No final das contas, o PRONOM é uma biblioteca de informações sobre formatos de arquivo. Algumas dessas informações podem ser acessadas diretamente em sua base de dados, como o software compatível para determinado formato de arquivo (efetuando-se a busca Compatible Software). Outras informações, podem ser localizadas através de links fornecidos na base. É importante observar que nem todos os formatos de arquivo possuem informações completas, quer seja diretamente ou através de links.

Minha opinião sobre o trabalho é a de que trata-se de um guia útil para os responsáveis por ações de preservação digital, apesar de bastante limitado e, claramente, direcionado a evidenciar o projeto PRONOM, que diga-se de passagem é uma excelente iniciativa.

Nenhum comentário: