terça-feira, 17 de abril de 2012

Solução para Preservação Digital

Recentemente, tive a oportunidade de apresentar uma palestra e um curso sobre Preservação Digital, mais especificamente sobre Políticas de Preservação Digital e a escolha de formatos de arquivo.

Uma pergunta da platéia me fez elaborar alguns comentários que publico aqui. A pergunta foi sobre o uso de tecnologias "Cloud" ou "Nuvem" para colocar documentos digitais e se isto não seria suficiente para resolver o problema de preservação dos documentos.

Qualquer tecnologia utilizada pode ou não ser adequada! Do ponto de vista da Preservação Digital a questão resume-se a definir critérios que devem ser seguidos. São os critérios que definem a adequação ou não da tecnologia em questão.

Normalmente, as tecnologias que "prometem" resolver todos os problemas em relação aos documentos digitais, na verdade abordam somente questões de armazenamento físico. No máximo, há outras funcionalidades de software. Mas efetivar Preservação Digital é mais que possuir sistemas de armazenamento e ferramentas de software. O "a mais" é a gestão da preservação digital, o que implica em especialistas administrando os processos, políticas e procedimentos de Preservação Digital.

Assim, a análise de uma determinada tecnologia para sua adequação à Preservação Digital envolve critérios de armazenamento físico, ferramentas de software (análise de formatos, padronização de formatos, migração de formatos...) e gestão da Preservação Digital.

Uma tecnologia em nuvem, ou outra tecnologia qualquer, será adequada na medida em que contemplar, pelo menos, estes critérios.

Até a próxima!

Nenhum comentário: