Recentemente, encontrei um relatório recém saído do forno (junho/2010) e bem interessante sobre preservação da TV.
Apesar de ser um produto de um projeto para a preservação da velha TV, o foco de trabalho foi em relação ao que é produzido hoje já na forma digital.
Os problemas com a preservação do mundo digital na TV são muito parecidos com outros casos:
"Práticas para conservar e proteger gravações em videotape estão bem estabelecidas e os custos para manter e armazenar mídias físicas são facilmente calculados. Porém, numa era de arquivos digitais, o que é necessário para preservar programas televisivos é muito diferente do armazenamento de videotape. Não é suficiente fechar um arquivo digital e colocá-lo numa estante virtual. Para o vídeo, em particular, práticas aceitáveis para salvar e acessar arquivos muito grandes, administrar cada mudança de formatos, manter os metadados abundantes e consistentes e proteger a habilidade de visualização futura de um arquivo estão apenas surgindo."
No entanto, esse universo trás problemas específicos como o tamanho gigantesco dos arquivos que registram os vídeos digitais.
É bom que exista essa preocupação com a preservação digital da TV, pois ela já é um fato consumado em boa parte do mundo.
O relatório é muito bom e vale a pena conferir!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário