Hoje, estamos tratando da Política de Preservação Digital da Cornell University Library's (CUL). A rigor, aquela universidade chama o documento de Política para Preservação de Recursos Digitais e foi atualizado em 2006, o propósito do documento é:
“Formaliza a continuidade do comprometimento da Cornell University Library's (CUL) com a preservação de longo prazo de seus diversos e extensos acervos digitais. A CUL reconhece que um programa de preservação digital completamente implementado tem um arquivo digital confiável e sustentável como sendo sua base e deve estar de acordo com normas e práticas atuais. Esse programa contribui com a missão da universidade qual seja o de enriquecer a vida intelectual da universidade através do fomento para o descobrimento de informação e crescimento intelectual, nutrindo a criatividade, fazendo parcerias no desenvolvimento e disseminação de conhecimento novo e assegurando o acesso a esse corpus de informação através do tempo.”
A política estabelece o que deve ser preservado (Scope) em quatro categorias de prioridades:
Prioridade 1 : Materiais nascidos digitais e selecionados para preservação, aplica-se tanto a recursos bibliográficos como também a documentos institucionais;
Prioridade 2 : Materiais digitalizados sem correspondentes analógicos disponíveis;
Prioridade 3 : Materiais digitalizados com correspondentes analógicos disponíveis;
Prioridade 4 : Itens e outros materiais sem valor maior como conteúdos não essenciais à compreensão de uma coleção.
Com base na norma OAIS, a política estabelece papéis e responsabilidades com relação à Política de Preservação. Estão agrupados os papéis de produtores, gerências, administradores, consumidores, provedores de serviços e colaboradores institucionais (como organizações sem fins lucrativos).
O documento da política nos pareceu bastante amplo e vale a pena conferir o material de maneira mais detalhada.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário