terça-feira, 20 de outubro de 2009

Categorias de Formatos de Arquivos

Formatos de arquivo são entidades fundamentais para a compreensão dos processos de preservação digital no que cabe à preservação do conteúdo de documentos digitais. Os responsáveis por estratégias ou políticas de preservação digital são obrigados a considerar ações com relação aos formatos de arquivo, por exemplo: escolha dos formatos mais adequados para preservação digital ou migração de formatos de arquivo. Nesse sentido, uma categorização de formatos de arquivo existentes pode ser bastante útil para guiar essas ações.
No âmbito tecnológico, há um sistema de categorias chamado MIME o qual, na verdade, agrupa formatos de arquivos em grupos (http://www.webopedia.com/TERM/M/MIME.html).
Diversos repositórios de formatos de arquivo também têm suas próprias categorias, veja por exemplo a compilação de Clause em http://netarchive.dk/publikationer/FileFormats-2004.pdf.
Por outro lado, é importante não confundir a categorização de formatos de arquivo com uma categorização de documentos digitais. Essa equivalência parece não ser possível. Veja por exemplo a categoria de documentos digital textual como memorandos ou cartas. É preciso lembrar que pode-se encontrar documentos digitais textuais juntamente com imagens e/ou sons. Consequentemente, pode-se encontrar documentos digitais textuais em inúmeros formatos de arquivo.

Nenhum comentário: