terça-feira, 29 de setembro de 2009

Formatos para Imagens

Nessa ocasião, mais um comentário sobre as publicações do Arquivo do Reino Unido para apoio à Preservação Digital. Hoje, um folheto que trata especificamente de formatos de arquivo projetados para acomodar imagens: fotos, desenhos vetoriais e variantes. O folheto procura apresentar informações resumidas sobre formatos dessa categoria e indica, em alguns casos, fontes suplementares de consulta.

Primeiro, o trabalho apresenta uma categorização desses formatos, separando o tipo Raster Graphics (não há uma tradução exata no português, mas se refere a formatos de arquivo que utilizam pixels para representar imagens como em fotos de máquinas fotográficas digitais), Vector Graphics e Metafiles. Desses três grupos, apenas o primeiro é mais ou menos dissecado e explorado com relação a características importantes como a profundidade de cores e palettes.

No resto do folheto de 15 páginas o autor relaciona, apresentando características e comentários resumidos de 10 formatos na categoria Raster Graphics e 4 formatos em cada uma das outras duas categorias: total 18 formatos comentados.

Para um contato inicial com formatos de arquivo para imagens gráficas, o folheto parece ser uma excelente fonte de informações.

Até a próxima!

Nenhum comentário: