segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Preservação de filmes caseiros

O Blog Digital Preservation News publicou a quase dois anos atraz uma notícia interessante sobre o que fazer com filmes caseiros antigos, como os formatos 8mm e Super 8 muito utilizados nos anos 70. Repasso aqui a postagem, ainda que com muito atraso.
Bom, poucas pessoas devem ter ainda os equipamentos de projeção para esses filmes e quem tiver não o terá por muito tempo, a manutenção deles também fica cada vez mais complicada.

Assim, um cidadão de nome Jim Carroll bolou uma maneira interessante de resolver o problema com essas IMAGENS por muitos consideradas preciosas. Parece que motivado pela preocupação com o próprio acervo familiar.

No sítio do Jim vocês podem ter acesso a um projeto sobre como digitalizar a película diretamente no vidro do scanner. Interessante a idéia né ?










Há uma engenhoca para avançar o filme, interromper para a captura do scanner e então prosseguir para outra digitalização até o final do rolo.

Ele fornece também um código de software para implementar o controle do scanner pelo computador e mais: transformar todas as imagens digitalizadas individualmente (quadros) em uma imagem em movimento. Há um exemplo do trabalho que ele fez com um vídeo caseiro no qual, aparentemente, ele mesmo aparece quando criança.
Depois que conseguir o seu filme antigo num formato digital moderníssimo, bom aí você pode se preocupar com a preservação digital do filme !!!!

Nenhum comentário: