terça-feira, 24 de maio de 2011

Suportes Físicos 4

No âmbito da preservação de documentos digitais, pode-se incluir na categoria de ações preventivas os procedimentos para MIGRAÇÃO de documentos digitais. Pode-se falar aqui tanto em migrações de suportes físicos como também da migração do conteúdo lógico. Vamos analisar um pouco cada um desses procedimentos.

As migrações de suportes físicos de documentos digitais como os discos do tipo Compact Disc (CD) são muitas vezes chamadas de refreshing quando os suportes são substituídos por outros iguais, porém mais novos e, consequentemente, em melhores condições de armazenamento e uso. A migração, propriamente, ocorrerá quando os documentos digitais gravados em determinado suporte físico, digamos um disco do tipo DVD, passam a ser gravados num outro suporte físico diferente do original, como uma fita magnética de determinado tipo.

Por que fazer essas migrações?

A motivação é a percepção de que os suportes físicos utilizados para registrar o conteúdo de documentos digitais possuem uma vida útil determinada. Para os documentos digitais, essa vida útil não está diretamente ligada somente aos materiais utilizados na fabricação dos suportes, mas também em relação aos equipamentos utilizados para reproduzir esses mesmos suportes. Ao longo do tempo, à medida que surgem novas tecnologias, determinados suportes físicos deixam de ser produzidos e seus respectivos equipamentos de gravação e reprodução também.

Um exemplo de obsolescência de suporte/equipamento são os discos chamados ZIP DRIVE, do fabricante IOMEGA http://go.iomega.com , agora considerados obsoletos e ultrapassados. Eram discos com capacidade de 100 ou 200Mbytes. Hoje, dispositivos como os PenDrives (muito mais simples e baratos) estão disponíveis com capacidades de armazenamento dezenas de vezes superior a isso.

As migrações de documentos digitais ao nível lógico, por sua vez, são um tema bem mais mais complexo, mesmo para o formato resumido que apresentamos nossos artigos aqui, por isso vamos tratar dele na próxima oportunidade.

Até lá!

Nenhum comentário: